Área: Ciências da Saúde

Sciences Applied to Cardiovascular Diseases

Study of the epidemiological, molecular, genetic, pathophysiological, propaedeutic and therapeutic processes involving cardiac and vascular diseases.

Evaluation of innovative diagnostic and prognostic tools for various cardiovascular diseases. Study of rehabilitation and health management protocols related to the cardiovascular system.

Corpo Docente

Ciências Aplicadas ao Câncer

Estudos epidemiológicos, laboratoriais, clínicos e translacionais como plataforma para o desenvolvimento de novos conhecimentos e ferramentas aplicadas ao câncer.

Cirurgia minimamente invasiva por via laparoscópica e robótica em neoplasias. Estudos das políticas e diretrizes relacionadas ao tratamento oncológico.

Corpo Docente

Medicina Translacional

Estudo epidemiológico das doenças crônico-degenerativas na população adulta e idosa do Brasil.

Essa investigação inclui os diversos aspectos envolvidos na funcionalidade e carga de doenças crônicas, tais como fatores de risco sociais, demográficos, ambientais, comportamentais, expectativa de vida sadia, mortalidade total e por morte prematura, morbidade (prevalência e incidência), aspectos clínicos (diagnóstico, gravidade, resposta ao tratamento) e carga da doença YLL – years of life lost, YDL – years lived with disability, – disability adjusted life years (DALY).

Corpo Docente

Inovação Multidisciplinar em Saúde

A linha de pesquisa Inovação Multidisciplinar em Saúde tem como objetivo explorar e promover soluções inovadoras e tecnologias na área de Medicina I, por meio da integração multidisciplinar.

Seu propósito é transformar descobertas científicas em aplicações práticas que ampliem o acesso à saúde e promovam o bem-estar humano, do desenvolvimento de novos produtos, da eficiência dos processos e serviços de saúde, ao mesmo tempo em que fortalece a formação de profissionais qualificados na área.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar tecnologias e abordagens inovadoras no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar, com foco na melhoria da qualidade da assistência à saúde. Além disso, busca contribuir para a formação de profissionais capacitados a interagir com os setores do complexo econômico e industrial da saúde, em seus diversos espectros de atuação.

Acima de tudo, visa a formação de docentes vocacionados, capazes de contribuir para o desenvolvimento de inovações e tecnologias para o diagnóstico, tratamento e monitoramento, em especial de doenças crônicas, degenerativas e neoplásicas, que estejam alinhadas às realidades e necessidades do país.

Corpo Docente

Processo Seletivo

O processo seletivo para o programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais é estruturado para identificar candidatos com sólida formação acadêmica e potencial para contribuir com a produção científica e inovação na área da saúde.

Nosso compromisso é garantir um processo transparente e criterioso, valorizando profissionais que desejam aprofundar seus estudos e desenvolver pesquisas alinhadas às demandas do setor.

O processo seletivo segue diretrizes institucionais e referenciais da CAPES, assegurando um padrão de qualidade reconhecido nacionalmente.

Dúvidas? Entre em contato!

Confira os editais

Eixos de Pesquisa

Alessandra Hübner de Souza  alessandra.souza@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Terapêutica de doenças crônicas não transmissíveis:

1-Desenvolvimento de estudos clínicos e pré-clínicos de fármacos para tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (como as cardiovasculares, metabólicas, psiquiátricas e oftálmicas).

  • Eixo: Farmacologia da dor e da inflamação

1 – Caracterização de alterações inflamatórias e dolorosas associadas a doenças crônicas (diabetes, fibromialgia, esclerose múltipla, artrite e enxaqueca).

2 – Investigação de novos mecanismos bioquímicos e moleculares de ação no tratamento de dores crônicas (fitoterápicos, nutracêuticos e toxinas).

  • Eixo: Neurofarmacologia

1 – Investigação de tratamentos e mecanismos novos em doenças psicossomáticas e neuropsiquiátricas (depressão, ansiedade, autismo, TDHA).

2 –  Caracterização da microbiota intestinal no envolvimento e associação de doenças neuropsiquiátricas.

  • Eixo: Cicatrização de feridas

1 – Envolvimento de terapias na reparação tecidual, com opção terapêutica através de Medicina Hiperbárica e outras formulações (coloides minerais e biofilmes) que proporcionem a reparação de feridas crônicas.

Amanda Aparecida Oliveira Leopoldino amanda.leopoldino@cienciasmedicasmg.edu.br Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Saúde do idoso e funcionalidade

1 – Estudar as doenças crônicas, osteomusculares e saúde do idoso com foco em estudos translacionais e clínicos aplicados à Geriatria.

2 – Desenvolvimento de revisões sistemáticas na área da saúde em geral.

  • Eixo: Condições de saúde ortopédicas: diagnóstico, avaliação e tratamento

1 – Principais condições osteomusculares relacionadas à fisiopatologia, diagnóstico, estratégia de avaliação e tratamento de estudos translacionais aplicados à Ortopedia e Geriatria.

2 – São desenvolvidos estudos de experimentação básica, clínicos, metodológicos e revisões sistemáticas.

Bruno Lovaglio Cançado Trindade  

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Doenças oftalmológicas

1 – Estudo do impacto das doenças oftalmológicas e suas repercussões na visão e qualidade de vida.

  • Eixo: Transplante de córnea

1-Estudo de diferentes técnicas, vantagens e desvantagens para o tratamento da cegueira corneana.

  • Eixo: Lentes intraoculares

1 – Estudo dos diversos modelos, qualidade óptica, materiais, desenhos e biocompatibilidade.

Fernanda Ludolf Ribeiro  fernanda.ludolf@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Diagnóstico e prognóstico

1 – Correlação entre as doenças infecto/parasitárias e as doenças crônico-degenerativas/oncológicas.

2 – Identificação de perfis de resposta imunológica, de doenças infecto/parasitárias capazes de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças crônico-degenerativas/oncológicas associadas, em diferentes amostras biológicas.

  • Eixo: Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos kits diagnóstico e vacinas

1 – Identificação pelo uso de ferramentas biotecnológicas de novos biomarcadores de doenças infecto parasitárias.

2 – Avaliação de novos biomarcadores de doenças infecto/parasitárias capazes de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças crônico-degenerativas/oncológicas associadas.

3 – Desenvolvimento e validação de novos kits de imunodiagnóstico que auxiliem na prática clínica.

4 – Avaliação do potencial vacinal preventivo/imunoterápico dos antígenos de doenças infecto parasitárias selecionados.

Fernando Luiz Rolemberg Dantas  fernando.dantas@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Dor

1 – A linha inicial de pesquisa é destinada a estudar e avaliar doença degenerativa do disco intervertebral cervical e lombar na população idosa associada a quadro doloroso.

2 – Estudar e avaliar o impacto das intervenções farmacológicas na dor, com ênfase na qualidade de vida, no desempenho muscular em seres humanos na população geriátrica.

3 – Colocar em prática as medidas psicométricas dos instrumentos usados para avaliação de quadro dolorosos, escalas de qualidade de vida, atividades diárias, medidas de funcionalidade e desempenho muscular em idosos com doenças osteoarticulares, degenerativas, musculares e neurológicas.

  • Eixo: Neurociências

1 – Uma outra linha de pesquisa dedicada à validação de questionários e escalas usadas em pesquisa. Estuda os instrumentos de avaliação e as intervenções terapêuticas farmacológicas nas doenças neurológicas degenerativas, cognitivas e demências, instabilidade postural e dificuldade para marcha nos idosos.

Gisele Viana de Oliveira  gisele.viana@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Cicatrização da pele e tratamentos de queloides

1 – Tempo de reparo de feridas crônicas e feridas cirúrgicas.

2 – Cicatrizes atróficas, estrias, cicatrizes hipertróficas e queloides.

3 – Tratamentos de feridas e cicatrizes: curativos, medicamentos, terapia hiperbárica.

4 – Tratamentos de cicatrizes atróficas, hipertróficas e queloides; drogas de uso tópico, sistêmico, intralesional.

5 – Tecnologias (laser, luz pulsada, LED, microagulhamento, radiofrequência), usadas nos tratamentos de cicatrizes e feridas.

6 – Biologia da cicatrização: aspectos histológicos, imunológicos e moleculares.


Leani Souza Máximo Pereira  leani.pereira@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Dor e inflamação na funcionalidade dos idosos

1 – Avaliar o impacto das intervenções não farmacológicas na dor, funcionalidade e no desempenho muscular em animais e humanos idosos.

2 – Mensurar e verificar o impacto das miocinas induzidas pelos exercícios e demais mediadores pro e anti-inflamatórios em disfunções álgicas, na imunos senescência, e no desempenho muscular e funcional em idosos.

3 – Verificar as medidas psicométricas dos instrumentos usados para avaliar dor, funcionalidade e desempenho muscular em idosos com doenças osteoarticulares, musculares e neurológicas.

4 – Estudar os aspectos multidimensionais da avaliação, prevenção e tratamento da dor lombar em idosos.

  • Eixo: Estratégias de avaliação, prevenção e tratamento de condições de saúde do Idoso

1 – Estudar os instrumentos de avaliação e as intervenções terapêuticas não farmacológicas nas alterações cognitivas e demências, Instabilidade postural, Incontinência esfincteriana, Imobilidade e Insuficiência familiar dos idosos;

2 – Avaliar e intervir na perda da Capacidade intrínseca, Síndrome de Fragilidade e Sarcopenia dos idosos.

  • Eixo: Neurociência celular e molecular

1 – Pesquisar sobre Funcionalidade e Desempenho muscular após cirurgias ortopédicas em idosos;

2 – Desenvolver estudos sobre osteoporose e osteo sarcopenia e fraturas por fragilidade.


Luiz Alexandre Viana Magno  luiz.magno@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Neurociência clínica

1 – Investigar os benefícios clínicos de novas intervenções terapêuticas para doenças neuropsiquiátricas

2 – Investigar biomarcadores clínicos e laboratoriais de interesse para o diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas

  • Eixo: Neurociência celular e molecular

1 – Identificar novas vias neurais associadas às manifestações afetivas e cognitivas de relevância em síndromes neuropsiquiátricas

2 – Investigar o potencial de procedimentos baseados em tecnologia óptica (optogenética) para a terapia de doenças neuropsiquiátricas

3 – Investigar o efeito da terapia gênica nos sintomas de doenças neuropsiquiátricas

4 – Investigar os efeitos pré-clínicos de novos tratamentos para doenças neuropsiquiátricas

Raquel A. Salustriano Fabreti de Oliveira        raquel.fabreti@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Nefropatias e transplante renal

1 – Estudo da doença renal crônica em todos os seus aspectos e estágios; modalidades de tratamento: diálise e transplante; desfechos clínicos após o transplante renal e fatores de risco associados à redução da sobrevida do enxerto e do paciente.

Ana Paula Drummond Lage  <ana.lage@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Educação aplicada ao câncer

1 – Avaliação do conhecimento sobre diferentes tipos de câncer junto à comunidade acadêmica (ensino fundamental, médio e superior), profissionais da atenção primária, cuidadores e comunidade em geral

2 – Desenvolvimento de ferramentas e processos para disseminação de conhecimentos sobre câncer que possam impactar a sociedade

  • Eixo: Impacto do diagnóstico e do tratamento em pacientes oncológicos

1 – Avaliação dos tratamentos para o câncer e seus desfechos, toxicidades e qualidade de vida do paciente.

2 – Avaliação do impacto biopsicossocial relacionado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

  • Eixo: Gestão estratégica de cuidados em saúde para oncologia

1 – Avaliação da efetividade e a implementação das políticas públicas relacionadas à oncologia.

2 – Avaliação do fluxo do paciente oncológico nos SUS e na Saúde Suplementar incluindo as disparidades em saúde relacionadas ao acesso às tecnologias, bem como os custos relacionados aos diferentes tratamentos disponibilizados.

 

Bruno Almeida de Rezende  <bruno.rezende@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Câncer de cabeça e pescoço

1 – Avaliação dos efeitos colaterais da terapia e desfecho de intervenções clínicas em pacientes oncológicos, sobretudo com câncer de cabeça e pescoço. Esta linha aborda tanto estudos que utilizam banco de dados quanto estudos transversais e longitudinais envolvendo diagnóstico e tratamento de câncer.

Eliney Ferreira Faria  <eliney.faria@feluma.org.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Tumores genito-urinários

1 – Avaliação dos aspectos epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e biologia molecular.

2 – Cirurgia uro-oncológica.

Raquel A. Salustriano Fabreti de Oliveira <raquel.fabreti@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Onco-hematologia

1 – Estudo da histocompatibilidade e imunogenética na seleção de doador, as principais indicações e os principais desfechos observados após o transplante de células tronco hematopoiéticas autólogo ou alogênico.


Ricardo Santiago Gomez  <ricardo.gomez@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Patologia Cirúrgica e Molecular das Neoplasias Humanas

1 – Investigação de métodos moleculares complementares à patologia cirúrgica para diagnóstico e estadimento de neoplasias humanas

Roberta Rayra Martins Chaves  <roberta.chaves@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Biomarcadores de neoplasias humanas

1 – Caracterização molecular das neoplasias humanas voltada à identificação de biomarcadores de diagnóstico e prognóstico

2 – Aplicação das técnicas de biologia molecular como ferramentas auxiliares para o diagnóstico e tomada de decisão na prática clínica oncológica

  • Eixo: Linfomagênese

1 – Compreensão das alterações genéticas, epigenéticas e microambientais dos linfomas humanos.

2 –  Avaliação da resposta às imunoterapias e identificação de alvos moleculares com potencial terapêutico.

Bruno Almeida de Rezende  <bruno.rezende@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Modulação vascular

1 – Abordagem dos mecanismos moleculares envolvidos na modulação do tônus vascular e as correlações clínicas com a rigidez arterial e disfunção endotelial.

2 – Investigação molecular em vasos de animais e humanos derivados de cirurgias oncológicas e de revascularização miocárdica e também na área clínica a partir de avaliações indiretas da rigidez arterial e hiperemia reativa.

  • Eixo: Impactos fisiológicos dos distúrbios respiratórios do sono

1 – Investigação da correlação entre o sono, a qualidade de vida e alterações fisiopatológicas em vários sistemas, sobretudo o sistema cardiovascular.

2 – Avaliação das intervenções que alteram a qualidade do sono através de recursos como CEPAP, aparelhos intra-orais e avaliação por polissonografia.

Julliane Vasconcelos Joviano dos Santos  <julliane.santos@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Contaminação ambiental e repercussões cardíacas
    1-Investigação da associação entre diferentes tipos de contaminantes ambientais e o agravamento de doenças cardiovasculares;
    2-Análise dos mecanismos de toxicidade em células cardíacas e avaliação de compostos para tratamento cardíaco em casos de contaminação.
    Eixo: Patogenia e manejo de emergências cardíacas aplicadas a estudos pré-clínicos
    1-Determinação de alterações teciduais, celulares e moleculares frente à modelos experimentais de infarto agudo do miocárdio;
    2-Otimização de medicamentos para o manejo do infarto agudo do miocárdio em modelos experimentais.
    Eixo: Simulação realística e inteligência artificial
    1-Uso de simulação realística e inteligência artificial como novas ferramentas educacionais, experimentais e clínicas no contexto cardíaco. 

Maria da Glória Rodrigues Machado  <maria.machado@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Envolvimento do sistema renina angiotensina (SRA) na fisiopatologia e tratamento das doenças respiratórias

1-Investigação da ativação do eixo Ang-(1-7) / Receptor Mas na fisiopatologia de doenças do sistema respiratório.

2-Investigação do uso da Ang-(1-7) e seus análogos no tratamento das doenças respiratórias.

  • Eixo: Saúde vascular

1 – Avaliação da função vascular, em condições clínicas e cirúrgicas, de doenças cardiovasculares e respiratórias.

2 – Avaliação dos efeitos de diferentes modalidades de exercício, agudos e crônicos, sobre a onda de pulso aórtica e seus componentes em pessoas saudáveis e em diferentes condições de saúde e populações.

3 – Desenvolvimento de equações de referência de índices de rigidez arterial em pessoas saudáveis e em diferentes condições de saúde e populações.

Marcus Vinícius Bolívar Malachias  <marcus.malachias@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Biomarcadores em saúde cardiovascular

1 – Avaliação de biomarcadores no diagnóstico e no prognóstico das doenças cardiovasculares: biomarcadores bioquímicos (peptídeos natriuréticos, troponina e outros), métodos de imagem (tomografia, ressonância magnética, cintilografia, ecodopplercadiograma, doppler vascular), métodos funcionais, marcadores genéticos e outros.

  • Eixo: Hipertensão arterial, diabetes mellitus, fatores de risco para o envelhecimento vascular

1 – Investigação dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias e outros.

2 – Avaliação do envelhecimento vascular por medidas da pressão arterial central, rigidez arterial e propriedades mecânicas vasculares.

  • Eixo: Insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares

1 – Fatores envolvidos no desenvolvimento e controle da insuficiência cardíaca e demais doenças cardiovasculares.

Falta conteúdo

Scroll to Top