A Faculdade

Ecossistema de ensino em saúde

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) é a escola particular de Medicina mais antiga de Minas Gerais. Foi fundada na década de 1950 a partir da iniciativa do médico, professor e humanista Dr. Lucas Monteiro Machado, que apontou a defasagem de médicos no estado e a necessidade de oferecer formação técnica e humana para os futuros profissionais. Com esse propósito, reuniu colegas docentes da então Universidade de Minas Gerais (futura UFMG) para criar a nova escola, que, em 7 de novembro de 1950, recebeu do Ministério de Educação e a Saúde licença para funcionar. 

A FCM-MG é hoje reconhecida entre as mais prestigiadas escolas de Medicina do país, oferecendo ainda graduações em Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, além do programa de pós-graduação lato e stricto sensu. Possui dois campi universitários em Belo Horizonte (MG). O primeiro na Alameda Ezequiel Dias e o segundo, inaugurado em fevereiro de 2022, na avenida dos Andradas, ambos na região hospitalar da capital mineira.

Sua base curricular é construída no equilíbrio entre teoria e prática, fundamentada em uma sólida formação moral e ética.

Os alunos da FCM-MG têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados no Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG) e no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM), instituições que integram a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), e em instituições parcerias, como a Santa Casa de Belo Horizonte e o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, entre outras.

Como parte de sua missão como instituição filantrópica, de entidade privada sem fins lucrativos, a FCM-MG atende gratuitamente, via SUS, pessoas que buscam atendimento. Outra medida de responsabilidade social é a prática de saúde comunitária por meio do Programa de Internato Rural/Metropolitano em áreas carentes de zonas rurais de Minas Gerais.

Diretoria da Feluma e Ciências Médicas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo