ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A estrutura curricular do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na modalidade Stricto sensu, está organizada por disciplinas teóricas e atividades teórico-práticas, conforme a matriz curricular, que por sua vez baseia-se nas diretrizes estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Matriz curricular
As disciplinas estão descritas abaixo. São 5 disciplinas obrigatórias (Bioestatística, Ética aplicada à pesquisa, Metodologia da Investigação Científica, Seminários de Qualificação e Estudos Epidemiológicos) contemplando 11 créditos. Para a totalização dos créditos restantes, são necessários outros 7 créditos que o discente poderá escolher, dentre as disciplinas optativas. Além disso, a escrita da dissertação acrescentará 6 créditos, totalizando 24 créditos ao total.
BIOESTATÍSTICA
Ementa: Conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica; análise descritiva; distribuição normal; testes de Normalidade; estimação pontual e intervalar; testes de hipóteses para médias e proporções em uma população; testes de hipóteses (testes paramétricos e não paramétricos para amostras independentes e dependentes; correlação linear; modelos probabilísticos de previsão (regressão linear e logística). Leitura e interpretação de resultados de artigos científicos relacionados ao escopo da disciplina.
Carga Horária: 45 horas/ aula Créditos: 03
ÉTICA APLICADA À PESQUISA
Ementa: História da Bioética; Aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde: histórico, conceitos e princípios básicos; desenvolvimento de novas drogas; fases da pesquisa clínica; diretrizes, normas e legislações em pesquisa clínica; boas práticas clínicas; protocolo de pesquisa; processo de consentimento livre e esclarecido; gerência de dados aplicada aos estudos clínicos; ética na publicação de artigos científicos.
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 02
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Ementa: conceito de ciência; relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente da pesquisa; relações entre o pensamento técnico-científico e específico profissional com os outros tipos de conhecimento; implicações metodológicas e éticas da pesquisa em seres humanos e animais de experimentação; elementos básicos para estabelecimento do tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; elaboração de um projeto de pesquisa: delineamento e planejamento experimental e conceituação de pesquisa por amostragem.
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 02
SEMINÁRIOS DE QUALIFICAÇÃO
Ementa: Apresentação, acompanhamento, avaliação e orientação do trabalho de dissertação/tese do aluno durante o seu percurso formativo. Discussão crítica das diferentes etapas do plano de trabalho pelos docentes e discentes do Programa de PósGraduação, estimulando a integração das suas linhas de pesquisa.
Carga Horária: 30 horas/ aula Créditos: 0
ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Ementa: História e conceitos básicos em Epidemiologia. Estudos primários experimentais (ensaio clínico randomizado e ensaio clínico não-randomizado). Estudos primários observacionais (relato e série de casos, estudo transversal, estudo de coorte, estudo de casocontrole, estudos ecológicos) Aplicação e capacitação de técnicas laboratoriais com encontros presenciais práticos.
Carga Horária: 30 horas/ aula Créditos: 02
DISCIPLINAS OPTATIVAS
BASES MOLECULARES E FISIOPATOLÓGICAS DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Ementa: estudo das bases moleculares e fisiopatológicas das doenças cardiovasculares com ênfase nos modelos de pesquisa experimentais e clínicos utilizados na investigação do sistema cardiovascular; métodos de avaliação da aterosclerose, envelhecimento e desenvolvimento das enfermidades cardíacas e vasculares; pesquisa translacional, investigação clínica, imaginologia e medicina de precisão aplicada ao estudo dos fatores e preditores de risco, estratégias de prevenção, diagnóstico, controle e tratamento do s transtornos cardiovasculares.
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 2
BASES MOLECULARES E CLÍNICAS PARA REPARO TECIDUAL
Ementa: Aprendizado sobre bases celulares e moleculares das fases aguda e crônica da cicatrização cutânea. Proteínas, citocinas e moléculas envolvidas na sinalização intercelular e sua interferência na cicatrização cutânea. Reparo da pele: a formação de cicatrizes. Feridas e curativos
Carga Horária: 15 horas Créditos: 01
ENVELHECIMENTO: PRATICA CLINICA BASEADA EM EVIDENCIAS CIENTIFICAS
Ementa: O envelhecimento demográfico e epidemiológico é uma realidade nacional e internacional e a sobrecarga no sistema de saúde público e privado vai demandar recursos humanos e políticas públicas para suportar essa realidade. As grandes síndromes geriátricas: Incapacidade cognitiva, Instabilidade postural (quedas e fraturas), Incontinência esfincteriana, Iatrogenia, Imobilidade, Insuficiência familiar, Incapacidade comunicativa, fragilidade, sarcopenia, aspectos legais e finitude são fatores, que devem ser conhecidos e abordados para uma melhor qualidade de vida da população que envelhece.
Carga horária: 30h Créditos: 02
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
Ementa: preparação e treinamento do aluno no desenvolvimento de atividades docentes; participação efetiva em atividades didáticas dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição; planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas; elaboração de material didático, organização e desenvolvimento de seminários, registro e documentação de atividades. (obrigatória para bolsistas Capes e CNPq).
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 02
INVESTIGAÇÃO TRANSLACIONAL NA AREA DA SAÚDE
Ementa: Características de conteúdos e conceitos básicos de estudo epidemiológico das doenças crônico-degenerativas na população adulta e idosa do Brasil a partir de pesquisas observacionais e em análises de dados populacionais. Raciocínio epidemiológico-clínico, a partir do reconhecimento de problemas de saúde pública comuns em nosso meio. Aspectos envolvidos no impacto do envelhecimento na carga de doenças crônicas, tais como fatores de risco sociais, demográficos, ambientais, comportamentais, expectativa de vida sadia, mortalidade total e por morte prematura, morbidade (prevalência e incidência), aspectos clínicos (diagnóstico e gravidade) e resposta ao tratamento (farmacogeriatria).
Carga horária: 30 horas/aula Créditos: 02
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM CANCEROLOGIA
Ementa: Compreensão de processos celulares e moleculares envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer dentro do contexto de novos achados na área de oncologia. Por meio de aulas expositivas e seminários, discutiremos métodos relevantes de pesquisa em oncologia, incluindo banco de tumores e biologia molecular (genoma, transcriptoma e proteoma e sequenciamento de células únicas e bancos de dados multi-ômicos) para compreensão da heterogeneidade tumoral e evolução clonal, progressão neoplásica e resistência ao tratamento. Também discutiremos novas terapias contra o câncer, incluindo medicina personalizada, terapias alvo, terapias gênicas e imunoterapias.
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 02
NEFROPATIAS E TRANSPLANTE RENAL
Ementa: estudo da doença renal crônica nos seus aspectos clínicos, funcionais, anatômicos, histopatológicos, laboratoriais, terapêuticos e todos os aspectos que envolvem o transplante renal, como: escolha do doador, avaliação imunogenética receptor-doador, protocolos de imunossupressão, avaliação antes do transplante do risco dos pacientes de terem rejeição do enxerto, avaliação de fatores de riscos, tais como, tempo de isquemia fria, função tardia do enxerto, episódios de rejeição envolvidos na sobrevida do enxerto.
Carga Horária: 30 horas/aula Créditos: 02
REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Ementa: Como é de conhecimento de todos, é de fundamental importância a habilidade intelectual dos estudantes de Pós-Graduação saber conhecer os preceitos básicos na leitura, redação e publicação de um artigo científico. Em se tratando de um processo relacionado ao pensamento crítico, a avaliação do trabalho científico tem como finalidade o desenvolvimento do conhecimento sobre metodologia e da pesquisa. A disciplina visa tornar o aluno apto a desenvolver, avaliar e publicar um artigo científico, além de saber elaborar um projeto detalhado com busca bibliográfica adequada e um bom planejamento e organização de um cronograma teórico e prático.
Carga horária: 30 horas Créditos: 02
OFICINA DE REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Ementa: Como é de conhecimento de todos, é de fundamental importância a habilidade intelectual dos estudantes de Pós-Graduação saber conhecer os preceitos básicos na leitura, redação e publicação de um artigo científico. Em se tratando de um processo relacionado ao pensamento crítico, a avaliação do trabalho científico tem como finalidade o desenvolvimento do conhecimento sobre metodologia e da pesquisa. A disciplina visa tornar o aluno apto a desenvolver, avaliar e publicar um artigo científico, além de saber elaborar um projeto detalhado com busca bibliográfica adequada e um bom planejamento e organização de um cronograma teórico e prático.
Carga horária: 30 horas Créditos: 02
METODOLOGIA DE ENSINO I
Ementa: Docência no Ensino Superior: concepções e práticas. Formação pedagógica do professor universitário e as dimensões do processo didático. Eixos norteadores da prática pedagógica: ensinar, aprender, planejar e avaliar. Concepções de ensino, abordagens e teorias de aprendizagem. O professor universitário: profissionalização, saberes e competências necessárias. Planejamento educativo: PPC e currículo. A organização e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem: planejamento e avaliação.
Carga Horária: 15 horas/aula Créditos: 1
METODOLOGIA DE ENSINO II
Ementa: A andragogia como ciência da educação de jovens e adultos. Didática e metodologias de ensino. O processo de ensino e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Pesquisa-ensino-extensão e a prática pedagógica no Ensino Superior. O ensino-aprendizagem na área da saúde
Carga Horária: 15 horas/aula Créditos: 1
INTELIGÊNCIA ARTIFICAL APLICADA À ÁREA DA SAÚDE
Ementa: Histórico e fundamentos da Inteligência Artificial (IA). Conceitos de aprendizado de máquina: aprendizados supervisionado e não-supervisionado. Préprocessamento de dados. Algoritmos clássicos de aprendizado de máquina. Aplicações de IA na área da saúde em dados estruturados e não estruturados.
Carga horária: 15 horas/aula Créditos: 01
TÓPICOS ESPECIAIS EM MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VASCULAR EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE SAÚDE
Ementa: Conhecer a estrutura e o funcionamento do sistema vascular humano em condições normais de saúde. Conhecer os métodos de avaliação da função vascular e as repercussões de diferentes condições de saúde sobre este Sistema.
Carga Horária: 15 horas/aula Créditos: 1
TÓPICOS ESPECIAIS: HEMATOONCOLOGIA
Ementa: Conceitos básicos e terminologia científica utilizada em Imunologia. Mecanismos naturais e adaptativos de defesa. Antígenos. Anticorpos. Interações celulares na resposta imune. Função biológica do complexo principal de histocompatibilidade. Sistema de antígenos leucocitários humanos (HLA.) Indicações do transplante de células tronco progenitoras hematopoiéticas (TCTPH). Transplante autólogo e transplante alogênico. Busca por doador aparentado e não aparentado. Principais desfechos no transplante de células tronco progenitoras hematopoiéticas (TCTPH): doença do enxerto contra o hospedeiro aguda e crônica, rejeição, infecções e recidiva da doença de base.
Carga Horária: 15 horas/aula Créditos: 1
DIAGNÓSTICO MOLECULAR
Ementa: Diagnóstico molecular: passado, presente e futuro. Estrutura, organização e função de ácidos nucléicos e proteínas. Coleta e processamentos de amostras. Análise e caracterização de ácidos nucléicos. Polimorfismos e susceptibilidade genética às doen ças multifatoriais. Detecção molecular de microrganismos
Carga Horária: 15 horas/aula Créditos: 1
PESQUISA PRÉ-CLÍNICA
Ementa: Estuda a importância e papel da pesquisa científica pré -clínica na área de saúde cardiovascular abordando ciência, inovação e saúde. Serão apresentados conceitos teóricos e práticos de pesquisas pré-clínicas. Os seguintes tópicos serão abordados: Como delinear uma pesquisa pré-clínica; Diferenças entre pesquisas pré-clínicas e clínicas; Tipos de modelos em pesquisa básica (células, organoides e animais); Modelos transgênicos; Aplicações e testes pré-clínicos.
Carga Horária: 15 horas Créditos: 01
FAMACOGENÉTICA
Ementa: Estudar, discutir, apresentar e analisar trabalhos em pesquisa científica da Farmacogenética. O enfoque da disciplina será o estudo da diversidade populacional e variabilidade na resposta aos fármacos e terapêutica/toxicidade; farmacogenética e enzimas de biotransformação; transportadores e alvos terapêuticos; aplicações da farmacogenética em diferentes áreas terapêuticas e epigenética. A ênfase maior será dada ao estudo de polimorfismos genéticos que afetam a farmacocinética e a farmacodinâmica de fármacos frequentemente usados na medicina.
Carga Horária: 15 horas Créditos: 01
MANAGEMENT OF AESTHETIC PROCEDURES COMPLICATIONS
Recognition of early and late signs of complications of surgeries: hematomas, abscesses, infections, dehiscence. Management of cosmetic complications. Recognition of early and late signs of complications of cosmetic proc edures. With a worldwide growing interest on cosmetic procedures, several of them being “in – office procedures”, different health care providers, many of them without proper training, started to adventure themselves on cosmetic procedures. Several mistaken concepts have been used to justify that providers who are not properly trained would start doing invasive procedures: 1. a misinterpretation of the necessary tools to perform an invasive procedure; 2. a misinterpretation of the concept of invasive procedure; 3. a feeling among those providers that even without attending medical school, attending short courses would lead to a wide knowledge about the procedure; 4. and finally, a belief that those procedures are not invasive (or minimal invasive) and would not follow with severe – eventually, life threatening complications. We aim in this discipline discuss about the common causes for most of complications that have arrived in the emergency rooms, dermatology and plastic surgery settings.
Carga Horária: 15 horas Créditos: 01
ADVANCED TOPICS IN HEALTHCARE: EVIDENCE-BASED PRACTICES AND THE BRAZILIAN CONTEXT
Ementa: A disciplina abordará as evidências científicas de diversos tópicos na área de saúde, contextualizando-os no cenário brasileiro. Serão explorados temas relevantes e atuais, proporcionando uma compreensão aprofundada das práticas baseadas em evidências. O curso será ministrado em inglês para garantir uma abordagem internacional
Carga horária: 15 horas / aula Créditos: 01
AVALIAÇÕES E ABORDAGENS FARMACOLÓGICAS E NÃO FARMACOLÓGICAS DA DOR
Ementa: A dor, em especial a crônica, afeta a funcionalidade e a qualidade de vida das pessoas. A avaliação da dor não somente centrada na intensidade, mas sim de forma multidimensional e interdisciplinar. Os profissionais da saúde devem se capacitar adequadamente numa perspectiva atual de como avaliar e tratar a dor adequadamente, principalmente no contexto da fase adulta e do envelhecimento no qual estão concentradas a maior prevalência e incidência de doenças que ocasionam esta disfunção. Por outro lado, a disciplina pode despertar interesse dos alunos em realizar estudos laboratoriais inéditos ao conhecer modelos experimentais e instrumentos de avaliação da dor também em animais
Carga horária: 30h Créditos: 02