Área: Ciências da Saúde

Ciências Aplicadas às Doenças Cardiovasculares

Estudo dos processos epidemiológicos, moleculares, genéticos, fisiopatológicos, propedêuticos e terapêuticos que envolvem as afecções cardíacas e vasculares.

Avaliação de ferramentas de inovação diagnósticas e prognósticas de diversas doenças cardiovasculares. Estudo de protocolos de reabilitação e gestão em saúde relacionados ao sistema cardiovascular.

Corpo Docente

Ciências Aplicadas ao Câncer

Estudos epidemiológicos, laboratoriais, clínicos e translacionais como plataforma para o desenvolvimento de novos conhecimentos e ferramentas aplicadas ao câncer.

Cirurgia minimamente invasiva por via laparoscópica e robótica em neoplasias. Estudos das políticas e diretrizes relacionadas ao tratamento oncológico.

Corpo Docente

Medicina Translacional

Estudo epidemiológico das doenças crônico-degenerativas na população adulta e idosa do Brasil.

Essa investigação inclui os diversos aspectos envolvidos na funcionalidade e carga de doenças crônicas, tais como fatores de risco sociais, demográficos, ambientais, comportamentais, expectativa de vida sadia, mortalidade total e por morte prematura, morbidade (prevalência e incidência), aspectos clínicos (diagnóstico, gravidade, resposta ao tratamento) e carga da doença YLL – years of life lost, YDL – years lived with disability, – disability adjusted life years (DALY).

Corpo Docente

Inovação Multidisciplinar em Saúde

A linha de pesquisa Inovação Multidisciplinar em Saúde tem como objetivo explorar e promover soluções inovadoras e tecnologias na área de Medicina I, por meio da integração multidisciplinar.

Seu propósito é transformar descobertas científicas em aplicações práticas que ampliem o acesso à saúde e promovam o bem-estar humano, do desenvolvimento de novos produtos, da eficiência dos processos e serviços de saúde, ao mesmo tempo em que fortalece a formação de profissionais qualificados na área.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver, avaliar e aplicar tecnologias e abordagens inovadoras no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar, com foco na melhoria da qualidade da assistência à saúde. Além disso, busca contribuir para a formação de profissionais capacitados a interagir com os setores do complexo econômico e industrial da saúde, em seus diversos espectros de atuação.

Acima de tudo, visa a formação de docentes vocacionados, capazes de contribuir para o desenvolvimento de inovações e tecnologias para o diagnóstico, tratamento e monitoramento, em especial de doenças crônicas, degenerativas e neoplásicas, que estejam alinhadas às realidades e necessidades do país.

Corpo Docente

Processo Seletivo

O processo seletivo para o programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais é estruturado para identificar candidatos com sólida formação acadêmica e potencial para contribuir com a produção científica e inovação na área da saúde.

Nosso compromisso é garantir um processo transparente e criterioso, valorizando profissionais que desejam aprofundar seus estudos e desenvolver pesquisas alinhadas às demandas do setor.

O processo seletivo segue diretrizes institucionais e referenciais da CAPES, assegurando um padrão de qualidade reconhecido nacionalmente.

Dúvidas? Entre em contato!

Confira os editais

Eixos de Pesquisa

Alessandra Hübner de Souza  alessandra.souza@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Terapêutica de doenças crônicas não transmissíveis:

1-Desenvolvimento de estudos clínicos e pré-clínicos de fármacos para tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (como as cardiovasculares, metabólicas, psiquiátricas e oftálmicas).

  • Eixo: Farmacologia da dor e da inflamação

1 – Caracterização de alterações inflamatórias e dolorosas associadas a doenças crônicas (diabetes, fibromialgia, esclerose múltipla, artrite e enxaqueca).

2 – Investigação de novos mecanismos bioquímicos e moleculares de ação no tratamento de dores crônicas (fitoterápicos, nutracêuticos e toxinas).

  • Eixo: Neurofarmacologia

1 – Investigação de tratamentos e mecanismos novos em doenças psicossomáticas e neuropsiquiátricas (depressão, ansiedade, autismo, TDHA).

2 –  Caracterização da microbiota intestinal no envolvimento e associação de doenças neuropsiquiátricas.

  • Eixo: Cicatrização de feridas

1 – Envolvimento de terapias na reparação tecidual, com opção terapêutica através de Medicina Hiperbárica e outras formulações (coloides minerais e biofilmes) que proporcionem a reparação de feridas crônicas.

Amanda Aparecida Oliveira Leopoldino amanda.leopoldino@cienciasmedicasmg.edu.br Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Saúde do idoso e funcionalidade

1 – Estudar as doenças crônicas, osteomusculares e saúde do idoso com foco em estudos translacionais e clínicos aplicados à Geriatria.

2 – Desenvolvimento de revisões sistemáticas na área da saúde em geral.

  • Eixo: Condições de saúde ortopédicas: diagnóstico, avaliação e tratamento

1 – Principais condições osteomusculares relacionadas à fisiopatologia, diagnóstico, estratégia de avaliação e tratamento de estudos translacionais aplicados à Ortopedia e Geriatria.

2 – São desenvolvidos estudos de experimentação básica, clínicos, metodológicos e revisões sistemáticas.

Bruno Lovaglio Cançado Trindade  

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Doenças oftalmológicas

1 – Estudo do impacto das doenças oftalmológicas e suas repercussões na visão e qualidade de vida.

  • Eixo: Transplante de córnea

1-Estudo de diferentes técnicas, vantagens e desvantagens para o tratamento da cegueira corneana.

  • Eixo: Lentes intraoculares

1 – Estudo dos diversos modelos, qualidade óptica, materiais, desenhos e biocompatibilidade.

Fernanda Ludolf Ribeiro  fernanda.ludolf@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Diagnóstico e prognóstico

1 – Correlação entre as doenças infecto/parasitárias e as doenças crônico-degenerativas/oncológicas.

2 – Identificação de perfis de resposta imunológica, de doenças infecto/parasitárias capazes de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças crônico-degenerativas/oncológicas associadas, em diferentes amostras biológicas.

  • Eixo: Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos kits diagnóstico e vacinas

1 – Identificação pelo uso de ferramentas biotecnológicas de novos biomarcadores de doenças infecto parasitárias.

2 – Avaliação de novos biomarcadores de doenças infecto/parasitárias capazes de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças crônico-degenerativas/oncológicas associadas.

3 – Desenvolvimento e validação de novos kits de imunodiagnóstico que auxiliem na prática clínica.

4 – Avaliação do potencial vacinal preventivo/imunoterápico dos antígenos de doenças infecto parasitárias selecionados.

Fernando Luiz Rolemberg Dantas  fernando.dantas@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Dor

1 – A linha inicial de pesquisa é destinada a estudar e avaliar doença degenerativa do disco intervertebral cervical e lombar na população idosa associada a quadro doloroso.

2 – Estudar e avaliar o impacto das intervenções farmacológicas na dor, com ênfase na qualidade de vida, no desempenho muscular em seres humanos na população geriátrica.

3 – Colocar em prática as medidas psicométricas dos instrumentos usados para avaliação de quadro dolorosos, escalas de qualidade de vida, atividades diárias, medidas de funcionalidade e desempenho muscular em idosos com doenças osteoarticulares, degenerativas, musculares e neurológicas.

  • Eixo: Neurociências

1 – Uma outra linha de pesquisa dedicada à validação de questionários e escalas usadas em pesquisa. Estuda os instrumentos de avaliação e as intervenções terapêuticas farmacológicas nas doenças neurológicas degenerativas, cognitivas e demências, instabilidade postural e dificuldade para marcha nos idosos.

Gisele Viana de Oliveira  gisele.viana@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Cicatrização da pele e tratamentos de queloides

1 – Tempo de reparo de feridas crônicas e feridas cirúrgicas.

2 – Cicatrizes atróficas, estrias, cicatrizes hipertróficas e queloides.

3 – Tratamentos de feridas e cicatrizes: curativos, medicamentos, terapia hiperbárica.

4 – Tratamentos de cicatrizes atróficas, hipertróficas e queloides; drogas de uso tópico, sistêmico, intralesional.

5 – Tecnologias (laser, luz pulsada, LED, microagulhamento, radiofrequência), usadas nos tratamentos de cicatrizes e feridas.

6 – Biologia da cicatrização: aspectos histológicos, imunológicos e moleculares.


Leani Souza Máximo Pereira  leani.pereira@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Dor e inflamação na funcionalidade dos idosos

1 – Avaliar o impacto das intervenções não farmacológicas na dor, funcionalidade e no desempenho muscular em animais e humanos idosos.

2 – Mensurar e verificar o impacto das miocinas induzidas pelos exercícios e demais mediadores pro e anti-inflamatórios em disfunções álgicas, na imunos senescência, e no desempenho muscular e funcional em idosos.

3 – Verificar as medidas psicométricas dos instrumentos usados para avaliar dor, funcionalidade e desempenho muscular em idosos com doenças osteoarticulares, musculares e neurológicas.

4 – Estudar os aspectos multidimensionais da avaliação, prevenção e tratamento da dor lombar em idosos.

  • Eixo: Estratégias de avaliação, prevenção e tratamento de condições de saúde do Idoso

1 – Estudar os instrumentos de avaliação e as intervenções terapêuticas não farmacológicas nas alterações cognitivas e demências, Instabilidade postural, Incontinência esfincteriana, Imobilidade e Insuficiência familiar dos idosos;

2 – Avaliar e intervir na perda da Capacidade intrínseca, Síndrome de Fragilidade e Sarcopenia dos idosos.

  • Eixo: Neurociência celular e molecular

1 – Pesquisar sobre Funcionalidade e Desempenho muscular após cirurgias ortopédicas em idosos;

2 – Desenvolver estudos sobre osteoporose e osteo sarcopenia e fraturas por fragilidade.


Luiz Alexandre Viana Magno  luiz.magno@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Neurociência clínica

1 – Investigar os benefícios clínicos de novas intervenções terapêuticas para doenças neuropsiquiátricas

2 – Investigar biomarcadores clínicos e laboratoriais de interesse para o diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas

  • Eixo: Neurociência celular e molecular

1 – Identificar novas vias neurais associadas às manifestações afetivas e cognitivas de relevância em síndromes neuropsiquiátricas

2 – Investigar o potencial de procedimentos baseados em tecnologia óptica (optogenética) para a terapia de doenças neuropsiquiátricas

3 – Investigar o efeito da terapia gênica nos sintomas de doenças neuropsiquiátricas

4 – Investigar os efeitos pré-clínicos de novos tratamentos para doenças neuropsiquiátricas

Raquel A. Salustriano Fabreti de Oliveira        raquel.fabreti@cienciasmedicasmg.edu.br 

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Nefropatias e transplante renal

1 – Estudo da doença renal crônica em todos os seus aspectos e estágios; modalidades de tratamento: diálise e transplante; desfechos clínicos após o transplante renal e fatores de risco associados à redução da sobrevida do enxerto e do paciente.

Ana Paula Drummond Lage  <ana.lage@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Educação aplicada ao câncer

1 – Avaliação do conhecimento sobre diferentes tipos de câncer junto à comunidade acadêmica (ensino fundamental, médio e superior), profissionais da atenção primária, cuidadores e comunidade em geral

2 – Desenvolvimento de ferramentas e processos para disseminação de conhecimentos sobre câncer que possam impactar a sociedade

  • Eixo: Impacto do diagnóstico e do tratamento em pacientes oncológicos

1 – Avaliação dos tratamentos para o câncer e seus desfechos, toxicidades e qualidade de vida do paciente.

2 – Avaliação do impacto biopsicossocial relacionado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

  • Eixo: Gestão estratégica de cuidados em saúde para oncologia

1 – Avaliação da efetividade e a implementação das políticas públicas relacionadas à oncologia.

2 – Avaliação do fluxo do paciente oncológico nos SUS e na Saúde Suplementar incluindo as disparidades em saúde relacionadas ao acesso às tecnologias, bem como os custos relacionados aos diferentes tratamentos disponibilizados.

 

Bruno Almeida de Rezende  <bruno.rezende@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Câncer de cabeça e pescoço

1 – Avaliação dos efeitos colaterais da terapia e desfecho de intervenções clínicas em pacientes oncológicos, sobretudo com câncer de cabeça e pescoço. Esta linha aborda tanto estudos que utilizam banco de dados quanto estudos transversais e longitudinais envolvendo diagnóstico e tratamento de câncer.

Eliney Ferreira Faria  <eliney.faria@feluma.org.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Tumores genito-urinários

1 – Avaliação dos aspectos epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e biologia molecular.

2 – Cirurgia uro-oncológica.

Raquel A. Salustriano Fabreti de Oliveira <raquel.fabreti@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Onco-hematologia

1 – Estudo da histocompatibilidade e imunogenética na seleção de doador, as principais indicações e os principais desfechos observados após o transplante de células tronco hematopoiéticas autólogo ou alogênico.


Ricardo Santiago Gomez  <ricardo.gomez@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Patologia Cirúrgica e Molecular das Neoplasias Humanas

1 – Investigação de métodos moleculares complementares à patologia cirúrgica para diagnóstico e estadimento de neoplasias humanas

Roberta Rayra Martins Chaves  <roberta.chaves@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Biomarcadores de neoplasias humanas

1 – Caracterização molecular das neoplasias humanas voltada à identificação de biomarcadores de diagnóstico e prognóstico

2 – Aplicação das técnicas de biologia molecular como ferramentas auxiliares para o diagnóstico e tomada de decisão na prática clínica oncológica

  • Eixo: Linfomagênese

1 – Compreensão das alterações genéticas, epigenéticas e microambientais dos linfomas humanos.

2 –  Avaliação da resposta às imunoterapias e identificação de alvos moleculares com potencial terapêutico.

Bruno Almeida de Rezende  <bruno.rezende@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Modulação vascular

1 – Abordagem dos mecanismos moleculares envolvidos na modulação do tônus vascular e as correlações clínicas com a rigidez arterial e disfunção endotelial.

2 – Investigação molecular em vasos de animais e humanos derivados de cirurgias oncológicas e de revascularização miocárdica e também na área clínica a partir de avaliações indiretas da rigidez arterial e hiperemia reativa.

  • Eixo: Impactos fisiológicos dos distúrbios respiratórios do sono

1 – Investigação da correlação entre o sono, a qualidade de vida e alterações fisiopatológicas em vários sistemas, sobretudo o sistema cardiovascular.

2 – Avaliação das intervenções que alteram a qualidade do sono através de recursos como CEPAP, aparelhos intra-orais e avaliação por polissonografia.

Julliane Vasconcelos Joviano dos Santos  <julliane.santos@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Contaminação ambiental e repercussões cardíacas
    1-Investigação da associação entre diferentes tipos de contaminantes ambientais e o agravamento de doenças cardiovasculares;
    2-Análise dos mecanismos de toxicidade em células cardíacas e avaliação de compostos para tratamento cardíaco em casos de contaminação.
    Eixo: Patogenia e manejo de emergências cardíacas aplicadas a estudos pré-clínicos
    1-Determinação de alterações teciduais, celulares e moleculares frente à modelos experimentais de infarto agudo do miocárdio;
    2-Otimização de medicamentos para o manejo do infarto agudo do miocárdio em modelos experimentais.
    Eixo: Simulação realística e inteligência artificial
    1-Uso de simulação realística e inteligência artificial como novas ferramentas educacionais, experimentais e clínicas no contexto cardíaco. 

Maria da Glória Rodrigues Machado  <maria.machado@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Envolvimento do sistema renina angiotensina (SRA) na fisiopatologia e tratamento das doenças respiratórias

1-Investigação da ativação do eixo Ang-(1-7) / Receptor Mas na fisiopatologia de doenças do sistema respiratório.

2-Investigação do uso da Ang-(1-7) e seus análogos no tratamento das doenças respiratórias.

  • Eixo: Saúde vascular

1 – Avaliação da função vascular, em condições clínicas e cirúrgicas, de doenças cardiovasculares e respiratórias.

2 – Avaliação dos efeitos de diferentes modalidades de exercício, agudos e crônicos, sobre a onda de pulso aórtica e seus componentes em pessoas saudáveis e em diferentes condições de saúde e populações.

3 – Desenvolvimento de equações de referência de índices de rigidez arterial em pessoas saudáveis e em diferentes condições de saúde e populações.

Marcus Vinícius Bolívar Malachias  <marcus.malachias@cienciasmedicasmg.edu.br>

Currículo Lattes: Acesse

  • Eixo: Biomarcadores em saúde cardiovascular

1 – Avaliação de biomarcadores no diagnóstico e no prognóstico das doenças cardiovasculares: biomarcadores bioquímicos (peptídeos natriuréticos, troponina e outros), métodos de imagem (tomografia, ressonância magnética, cintilografia, ecodopplercadiograma, doppler vascular), métodos funcionais, marcadores genéticos e outros.

  • Eixo: Hipertensão arterial, diabetes mellitus, fatores de risco para o envelhecimento vascular

1 – Investigação dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias e outros.

2 – Avaliação do envelhecimento vascular por medidas da pressão arterial central, rigidez arterial e propriedades mecânicas vasculares.

  • Eixo: Insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares

1 – Fatores envolvidos no desenvolvimento e controle da insuficiência cardíaca e demais doenças cardiovasculares.

Falta conteúdo

Rolar para cima
Pular para o conteúdo